sábado, 6 de novembro de 2010

1ª Mostra Internacional de Cinema sobre Bicicleta.

É com imensa satisfação que a ACIRN – Associação de Ciclistas do RN, comunica que realizará a sua 1ª Mostra Internacional de Cinema sobre Bicicleta.



Midcib

A Mostra Internacional de Cinema sobre Bicicleta tem o objetivo de estimular a produção de audiovisual sobre o uso da bicicleta nos seus mais vários aspectos e impressões positivas que esse extraordinário veículo promove.



Realização

A Midcib é uma realização da ACIRN que contará com o apoio de vários órgãos governamentais, empresas e diversas instituições do movimento social.



05 de Junho

Estimular as comemorações com referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A cidade de Natal/RN abrirá a mostra do Midcib que ocorrerá de 26 de maio a 29 de junho de 2011.



Exibição

As cidades onde serão exibidos a Midcib:

Natal, Açu, Areia Branca, Mossoró, Alexandria, Alto do Rodrigues, Macau, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, João Câmara, Tibau do Sul/Pipa, Baia Formosa, Santa Cruz, Currais Novos, Acari, Caicó e São Miguel do Gostoso.



www.midcib.blogspot.com

Você encontrará outras informações, como as datas de exibição em cada cidade e sobre as inscrições dos filmes para concorrer ao Midcib 2011.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cultura da bicicleta na Europa - bom exemplo

Cultura da bicicleta na Europa - bom exemplo

texto e fotos por Uirá Lourenço


Para os que sonham com cidades saudáveis no Brasil e ainda creem na possibilidade de, um dia, termos boas condições para a mobilidade por bicicleta, vale conferir o link abaixo, com imagens sobre o uso de bicicleta em Paris, Berlim, Amsterdam e Copenhague.

Cultura da bicicleta na Europa
http://picasaweb.google.com.br/uiradebelem/CulturaDaBicicletaNaEuropa

Observei que são diversas as medidas de incentivo às bicicletas: ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, integração intermodal, sinalização, fiscalização e educação no trânsito. Além disso, incentivo ao transporte coletivo, desestímulo aos automóveis (política de tributação e restrição do espaço destinado a eles) e moderação de tráfego (com destaque para as zonas 30, de baixa velocidade) fazem parte do pacote de melhorias na mobilidade.

Fica como exemplo a ser seguido.

Teremos novos governos em 2011. E a Copa será em 2014. O cenário é, em tese, favorável a mudanças. Só nos resta lutar por melhorias na mobilidade urbana. Definitivamente, a locomoção motorizada individual tradicionalmente adotada nos centros urbanos do Brasil não é racional nem saudável.