sábado, 8 de agosto de 2009

O DIA EM QUE FUI DE CARRO PARA A BICLETADA!

O DIA EM QUE FUI DE CARRO PARA A BICLETADA

Mais uma sexta-feira de correrias, já estou me acostumando com isso, dia de Bicicletada, dia de correria.
É como dizemos, pedalar todos os dias, celebrar todos os meses.
E nessa última Bicicletada, havia algo diferente no ar, não sabia antecipar o que seria, talvez o fato de não termos divulgado tanto a Bicicletada deste mês, ou talvez o fato de saber que algumas pessoas que sempre animam a galera não estariam por lá... mas a expectativa de mais uma festa da propulsão humana sempre me deixa realmente instigado...
Corri com alguns trabalhos na parte da manhã e consegui tirar a tarde inteira de folga, uma tarde toda para correr atrás de tudo o que fosse necessário e posível para que a celebração fosse perfeita.
Já no início da tarde, recebi a ligação da Musa e fiquei sabendo que ela tinha conseguido um data-show para projetarmos um filme, ou vídeos na parede do Tijolão Nacional (também conhecido como Biblioteca Nacional).
Em seguida conseguimos uma aparelhagem de som e voilá, estava pronto a estrutura hightech para o evento, faltava agora conseguir a autorização, energia elétrica, extensão... e alguns detalhes.
Deixei a Natasha com a Musa e fui com o carro cheio de equipamentos, tintas, faixas em branco, stencils e toda a sorte e esperança que encontrei pelo caminho.
Era aproximadamente 17:00 quando cheguei então à querida Praça das Bicicletas, o sol ainda estava forte, o que me deixou animado demais.
Fiquei um tempo refletindo sobre dezenas de coisas, projetos, idéias, práticas e assim entrei na Biblioteca para buscar a autorização para o evento.
Felizmente o amigo Delanof já havia feito um telefone importante e tudo já estava pronto.
Voltei à Praça das Bicicletas e gelei, já eram 18:00 e ninguém havia aparecido ainda.
Corri para o carro e comecei a descarregar os equipamentos, computador, datashow, caixas de som, em poucos minutos estava tudo instalado e então após deixar alguns vídeos rolando, continuei descarregando as faixas e tintas.
Foi então que o pessoal começou a chegar, primeiro u grupo pequeno formado por um participante antigo da Bicicletada Brasília e mais três ou quatro "novatos"... em seguida mais gente, alguns já bem conhecidos e ativos e outros novatos...
Chegou também a polícia, uma viatura e algumas motos e vieram me perguntar o que era aquilo que estava acontecendo, se ia rolar manifestação nas ruas e todas essas besteiras que sempre perguntam... eles ficaram por ali até a hora em que a Bicicletada segui pedal, mas felizmente não houve nenhum tipo de indisposição entre eles e a gente.
Os vídeos estavam rolando na parede externa do tijolão, vídeos sobre a Bicicletada SP, a Bicicletada de Aracajú, a Critical Mass de Nova York, Dia Mundial Sem Carros e muito outros...
Já era mais de 19:00 e ainda não tínhamos tanta gente no grupo, surgiu então uma certa preocupação, não estava muito claro se deveríamos contiuar vendo os videos e conversando mais um pouco, ou deveríamos logo partir e tomar a cidade como sempre fazemos.
Nesse meio tempo, chegou a Musa na minha bicicleta e mais alguns amigos.
Optamos pela primeira alternativa, já que algumas pessoas estavam ficando impacientes e se esperássemos mais tempo o grupo poderia se dispersar ali mesmo.
E assim os vídeos foram interrompidos e demos início à Bicicletada de Inverno.
Este que vos escreve cometeu um sacrilégio imenso, desde Janeiro foi a primeira Bicicletada que eu não pedalei, pelo menos não integralmente, portanto peço para que alguém que tenha pedalado o tempo todo nos faça um relato de como foi a coisa todoa.
Com a ajuda da Musa, ficamos desmontando todo o equipamento e guardando de volta no carro, aproveitamos para agradecer a amiga Sandra, que foi a pessoa da Biblioteca que nos apoiou e prestigiou o evento e somente depois de um bom tempo, tentando ligar e saber onde a Bicicletada estava passando é que onseguimos pedalar e tentar alcançar o povo.
Coloquei alguns panos no bagageiro da Natasha para que ficasse um banquinho confortável e dei carona para a Musa e assim fomos pedalando, o Delano (que tinha retornado para nos buscar), eu e a Musa na garupa.
Encontramos a Bicicletada somente nos últimos 200 metros de percursso, mesmo assim foi bacana demais.
A Bicicletada de inverno em Brasília terminou na altura da 203 Norte, em frente à um bar/café amigo.
Ia rolar uma festa por ali e entao nos concentramos na frente, com muita baderna e celebração.
Enquanto estávamos ali, resolvemos fazer a nossa intervenção e usando um stecil (presente do Benicchio, da Bicicletada SP) feito especialmente para a rua, começamos a pintar, com tinta branca a nossa ciclofaixa em toda a quadra comercial.
Muito bacana esse trabalho em equipe, enquanto dois carregavam o estencil e pintavam o chão, outro levava a tinta e outros, de bike iam fazendo um cordão de segurança, desviando e em alguns casos parando os carros para que pudéssemos concluir nossa atividade com tranquilidade.
Ao final da intervenção, chegou uma viatura da polícia e um policial mais truculento começou a gritar e pedir satisfação do que estava acontecendo.
Infelizmente sobrou para Rodrigo que na hora era o que estava mais próximo da lata de tinta e do stencil que havia ficado secando no chão... depois de alguns minutos de discussão e tensão, os políciais foram embora acelerando violentamente a viatura, cantando pneu e batendo na porta enquanto partiam.
Nós também partimos, fomos pedalando tranquilamente para outro lugar, agora para confraternizar com mais calma e já começar as conversas e os preparativos para a próxima Bicicletada Brasília!Voltamos à Praça das Bicicletas, onde a Musa se despediu da minha garupa e foi com o carro carregado até o nosso próximo ponto de encontro... e assim ficamos, até de madrugada, conversando e se divertindo!

E foi assim que terminou a Bicicletada de Inverno em Brasília!!!

PS.: AINDA não tenho nenhuma foto deste dia... se alguém tiver e mandar, eu agradeço!!!

Um comentário:

  1. passei outro dia na rua pintada, achei ótimo, vamos aos poucos fazendo em todas as quadras... hahaha sabia que tinha a mão da bicicletada naquela arte! Adorei a idéia dos vídeos Que dê frutos!!! falou! Lilian

    ResponderExcluir