A Sociedade das Bicicletas nasceu em 2009 com a proposta de multiplicar as vantagens político socioambientais, físicas e mentais do uso da bicicleta como meio de transporte. Além de participar ativamente na formação de políticas publicas de segurança para os ciclistas, infra-estrutura e o reconhecimento e visibilidade deste veículo como parte do trânsito.
sábado, 6 de novembro de 2010
1ª Mostra Internacional de Cinema sobre Bicicleta.
Midcib
A Mostra Internacional de Cinema sobre Bicicleta tem o objetivo de estimular a produção de audiovisual sobre o uso da bicicleta nos seus mais vários aspectos e impressões positivas que esse extraordinário veículo promove.
Realização
A Midcib é uma realização da ACIRN que contará com o apoio de vários órgãos governamentais, empresas e diversas instituições do movimento social.
05 de Junho
Estimular as comemorações com referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A cidade de Natal/RN abrirá a mostra do Midcib que ocorrerá de 26 de maio a 29 de junho de 2011.
Exibição
As cidades onde serão exibidos a Midcib:
Natal, Açu, Areia Branca, Mossoró, Alexandria, Alto do Rodrigues, Macau, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, João Câmara, Tibau do Sul/Pipa, Baia Formosa, Santa Cruz, Currais Novos, Acari, Caicó e São Miguel do Gostoso.
www.midcib.blogspot.com
Você encontrará outras informações, como as datas de exibição em cada cidade e sobre as inscrições dos filmes para concorrer ao Midcib 2011.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Cultura da bicicleta na Europa - bom exemplo
Cultura da bicicleta na Europa - bom exemplo
Para os que sonham com cidades saudáveis no Brasil e ainda creem na possibilidade de, um dia, termos boas condições para a mobilidade por bicicleta, vale conferir o link abaixo, com imagens sobre o uso de bicicleta em Paris, Berlim, Amsterdam e Copenhague.
Cultura da bicicleta na Europa
http://picasaweb.google.com.
Observei que são diversas as medidas de incentivo às bicicletas: ciclovias, ciclofaixas, bicicletários, integração intermodal, sinalização, fiscalização e educação no trânsito. Além disso, incentivo ao transporte coletivo, desestímulo aos automóveis (política de tributação e restrição do espaço destinado a eles) e moderação de tráfego (com destaque para as zonas 30, de baixa velocidade) fazem parte do pacote de melhorias na mobilidade.
Fica como exemplo a ser seguido.
Teremos novos governos em 2011. E a Copa será em 2014. O cenário é, em tese, favorável a mudanças. Só nos resta lutar por melhorias na mobilidade urbana. Definitivamente, a locomoção motorizada individual tradicionalmente adotada nos centros urbanos do Brasil não é racional nem saudável.