quarta-feira, 21 de julho de 2010

52 motivos que pode fazer seu câmbio falhar

A lista é até maior, mas separamos uma leva de 52 para você checar antes de reclamar da qualidade do coitado do câmbio. Boa parte das falhas diz respeito a montagem da bike, outra parte ao desgaste, mas sobra também para a sujeira que você deveria manter longe da bike.

Marcelo Rudini (http://www.bikersbrasil.com/profile/MarceloRudini) Aponta nesta matéria, vários motivos para que seu câmbio não trabalhe bem. Veja se esta cometendo alguma dessas falhas antes de reclamar da qualidade do seu câmbio.



1. Quebra ou cabo desfiado dentro do conduite- possivelmente sobe o ferrolho onde não é visto.

2. Fenda na ponteira.

3. Fenda no stop do cabo junto ao quadro.

4. Fenda no trocador onde o conduite é entra.

5. Ajuste fino no trocador muito pra fora.

6. Conduite de freio no lugar de conduite de câmbio.

7. Cabo não passado corretamente pelo guia de cabo sob o movimento central.

8. Protetor de quadro muito grosso entre o cabo e o quadro que interfere no cabo.

9. Interferência de acessórios montados no quadro.

10. O terminal do cabo é muito grande e deixa o conduite se mover dentro do terminal.

11. Cabo sem terminal, onde um é necessário.

12. Conduite muito curto deixando o cabo apertado demasiadamente.

13. Revestimento do cabo dentro do conduíte deslocada em relação ao fim do conduite.

14. Conduite finalizando no trocador em um ângulo ruim.

15. Ponteiras gastas junto ao trocador ou no câmbio.

16. Alguns quadros exigem terminais especiais e não foram usados.

17. Cabo esganiçando ou dividindo.

18. Conduite forçado sobre alguma obstrução.

19. Conduite fica apertado quando a suspensão é comprimida.

20. Conduite ficam apertadas quando o guidão é virado.

21. Cabo pinçado entre o pezinho e o quadro.

22. Torção no cabo

23. Torção no conduite

24. Algo grudado na cabeça do cabo dentro do trocador.

25. Fenda no terminal de ajuste fino.

26. Interferência do cabo de freio frontal quando o guidão é virado.

27. Cabo enrolado no parafuso de fixação de maneira errada.

28. Placa de fixação no câmbio no sentido errado.

29. Pivôs do câmbio com folga.

30. Câmbio “dobrando” sobre o parafuso de fixação.

31. Conduite contaminado com sujeira causando algum tipo de fricção sobre o cabo.

32. Dobra muito acentuada no conduite.

33. Ponteiras pinçadas ou amassadas.

34. Conduite com a ponta amassada.

35. Buraco do terminal de conduites selados parcialmente obstruídos.

36. Trocador sujo por dentro.

37. Sujeira em torno dos pivôs do câmbio.

38. Câmbio dianteiro grudento de barro e óleo.

39. Parafuso do gancho do câmbio dianteiro solto

40. Parafuso do suporte do câmbio solto.

41. Eixo do blocante solto.

42. Parafuso do corpo da catraca solto.

43. Cubo com folga.

44. Esferas da catraca desgastadas.

45. Falta de espaçador de engrenagens no cassete deixando tudo frouxo.

46. Anel de travamento do cassete solto.

47. Esferas do rolamento do movimento central desgastadas.

48. Movimento central solto.

49. Porca de travamento do movimento central quebrada causando oscilação no pedivela

50. Parafusos do pedivela soltos.

51. Braços do pedivela tortos

52. Coroa torta

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