quinta-feira, 22 de julho de 2010

Prefeitura entrega 409 bicicletas a agentes comunitários de saúde

(enviado por Danilson Ramos)

Prefeitura entrega 409 bicicletas a agentes comunitários de saúde

Mais de 400 bicicletas serão entregues pela Prefeitura de Teresina, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta quinta-feira, 22, aos agentes comunitários de saúde (ACS),do programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Em Teresina, a ESF conta com 229 equipes, compreendendo mais de 1.400 agentes, que desempenham suas atividades através de visitas domiciliares, acompanhando um número aproximado de 170 mil famílias residentes no município.

Essa nova remessa dos equipamentos responde pela segunda fase do projeto de aquisição e distribuição de bicicletas para os agentes. Na primeira fase, mais de mil agentes foram beneficiados com o equipamento,que melhora as condições de trabalho e facilita as ações dos profissionais que têm de se deslocar no território no atendimento às famílias, inclusive àquelas que moram em locais de difícil acesso.

O ato de entrega das bicicletas, que será presidido pelo presidente da FMS, Pedro Leopoldino, está marcado para às 9 horas, no auditório da instituição. De acordo com a Gerência de Atenção Básica (Geab), essa nova remessa cobre a quantidade de agentes comunitários de saúde do programa que ainda não contava com o equipamento.

A FMS, segundo a Geab, está providenciando a aquisição de mais bicicletas, desta vez para contemplar os agentes comunitários de saúde que foram aprovados no último concurso público e já estão sendo convocados de acordo com a necessidade de cada microárea. Até o momento já foram convocados 99 candidatos.

Distribuição:

As bicicletas serão distribuídas para 138 agentes que atuam nas comunidades de responsabilidade da Coordenadoria Regional de Saúde Leste-Sudeste, 199 para os agentes das comunidades da Regional de Saúde Sul e 72 para os agentes dos bairros da Regional de Saúde Centro-Norte. São 286 bicicletas de modelo feminino e 123 do modelo masculino.

“A Prefeitura teve a preocupação no que diz respeito ao gênero, solicitando do fornecedor que venceu a concorrência pública, bicicletas especificas para homens e também para as mulheres que atuam no programa”, revela a gerente de Atenção Básica da FMS, Adriana Valadares. “Essas novas bicicletas, devidamente adaptadas para a função do agente, facilitam o trabalho desses profissionais no que se refere às visitas às famílias das suas microáreas de atuação”, completa.

Segundo Adriana, esse tipo de iniciativa da FMS tem como um dos seus principais objetivos fortalecer as ações de saúde no município a partir do incentivo a quem trabalha na porta de acesso à rede de atendimento. “As equipes de saúde da família contribuem fortemente para essa estrutura em saúde pública que faz de Teresina referência em assistência para o restante do Piauí e para outros Estados, por isso essa preocupação da direção da Fundação Municipal de Saúde em valorizar quem trabalha na ponta, como, no caso, os agentes comunitários de saúde”, completa.

Segundo Adriana, esse tipo de iniciativa da FMS tem como um dos seus principais objetivos fortalecer as ações de saúde no município a partir do incentivo a quem trabalha na porta de acesso à rede de atendimento. “As equipes de saúde da família contribuem fortemente para essa estrutura em saúde pública que faz de Teresina referência em assistência para o restante do Piauí e para outros Estados, por isso essa preocupação da direção da Fundação Municipal de Saúde em valorizar quem trabalha na ponta, como, no caso, os agentes comunitários de saúde”, conclui.

FONTE: http://45graus.com.br/prefeitura-entrega-409-bicicletas-a-agentes-comunitarios-de-saude,geral,65746.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário