quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aposentado coleciona bicicletas em Guararapes

Marina Belei
Domingo - 08/08/2010 - 16h37

Guararapes - A primeira volta de bicicleta não foi em uma "magrela" própria, mas isso não impediu que o aposentado José Antônio Trinconi, 50, nutrisse, ao longo da vida, uma paixão inexplicável pelo objeto. No entanto, não basta ser bicicleta para fazer parte da coleção do morador em Guararapes, é preciso que a peça tenha mais de 30 anos.

Em um quarto nos fundos de sua casa, o aposentado guarda 21 modelos raros de bicicletas. As colecionadas por ele são de fabricação anterior a 1974. São muitas as cores e modelos, mas os tamanhos não variam, exceto por um triciclo vermelho, com mais de 50 anos, que foi resgatado de um lixão.

O colecionador lembra que a primeira volta foi em uma bicicleta emprestada. "A bicicleta que aprendi a andar era de um amigo meu já falecido, uma Olé 70. A minha primeira ganhei de meu pai em 1972, aos 14 anos. Lamento porque ela foi roubada anos mais tarde", conta.

Após a primeira aquisição, em 1974, Trinconi ficou por dez anos com apenas uma bicicleta, a qual utilizava como meio de transporte.

Só em 1985 é que começou a garimpar peças raras e adquiri-as. O aposentado conta já ter recebido propostas interessantes por alguns modelos, mas ressalta que não tem interesse em vender nenhuma das unidades.

"As bicicletas não possuem valor de mercado, mas já cheguei a receber oferta de R$ 2 mil por um modelo. Não vendo e também não pretendo mais comprar outras, pois já tenho os modelos que desejava", disse.

A última foi adquirida há dois anos. "Comprei uma bicicleta cargueira, com a qual trabalhei quando era jovem. Ela foi fabricada em Guararapes, na década de 70, quando havia uma fábrica na cidade", lembra o colecionador.

fonte: http://www.folhadaregiao.com.br/noticia?263664

Nenhum comentário:

Postar um comentário